Hoje em dia as crianças já sabem mexer em quase tudo quando o assunto e tecnologia, não é mesmo? Mas é importante ficar de olho para eles não acessarem conteúdos impróprios ou comprarem aplicativos sem autorização, por exemplo.
Mas não precisa se preocupar, porque tem como controlar e até bloquear o que os pequenos podem ou não ver. Olha só como é fácil:
Android
No smartphones Android você consegue restringir os aplicativos, filmes e músicas que podem ser baixados. É só entrar na Play Store, ir em “Configurações” e depois em “Controle dos pais”. Aqui você pode determinar a faixa etária dos apps e filmes que estão liberados para as crianças e ainda bloquear músicas com letras explícitas. Muito bom, não é mesmo?
iOS
No iPhone, é só entrar em “Ajustes”, depois em “Geral” e “Restrições”. Toque em “Ativar Restrições” e coloque uma senha para que só você consiga fazer essas alterações, tá? Agora você já consegue escolher o que as crianças podem acessar e quais conteúdos e funções estão liberados ou bloqueados.
Na parte de conteúdo, por exemplo, se você enlu expli
trar em sites, dá para escolher quais páginas podem ser acessadas; já nos aplicativos dá para escolher a faixa etária dos apps que vão aparecer na loja online. Bem fácil, né?
Windows Phone
Já no Windows Phone existe uma função chamada “Modo Família”. Aqui os pais conseguem acompanhar e controlar as compras de jogos e aplicativos dos filhos. Você só precisa entrar no site da Microsoft (www.windowsphone.com/pt-BR/family) e fazer o login; vai abri uma página dizendo “Família”, é só clicar em “Introdução” e depois em “Ir”, na página “Adicionar uma criança”.
Agora é só criar um login para o seu filho; a conta Microsoft dele ficará vinculada à sua e ele precisará da sua autorização para comprar jogos e aplicativos, além de você poder restringir o que ele pode ver.